No âmbito da Área Curricular Não Disciplinar de Área de Projecto as turmas 2 e 8 do 12º Ano e na Área disciplinar de Ecologia de 10º e 11º anos os alunos manifestaram interesse por actividades práticas, surgindo a ideia de construir uma horta pedagógica no espaço da nossa Escola. Esta constituirá um espaço onde os alunos poderão estar em contacto directo com a natureza. Podendo assim, tomar consciência da necessidade de respeitar o ambiente e ao mesmo tempo desenvolver valências e capacidades de trabalho cooperativo, fundamentais para o seu desenvolvimento enquanto cidadãos mais responsáveis e intervenientes.
Desta forma pretende-se promover a dinamização de uma horta enquanto ferramenta pedagógica, permitindo o contacto com o meio natural promovendo sinergias entre a comunidade educativa e a sociedade civil.
O projecto “Horta Ecológica” tem assim, como objectivo a criação e manutenção de
uma horta pedagógica tendo como prioridade a utilização de compostagem. Pretende-se deste modo despertar a sensibilidade dos alunos para a agricultura biológica (ecológica) como forma de associar conceitos e técnicas tradicionais de agricultura, com conceitos de valorização orgânica dos resíduos sólidos urbanos produzidos.
1. Objectivos
- • Priveligiar o contacto com a Natureza;
- Promover a Educação ambiental;
- Despertar para a preservação e conservação do ambiente;
- Atenuar as diferenças entre o espaço urbano e o rural;
- Reduzir o volume de resíduos orgânicos;
- Tomar consciência das vantagens da utilização de composto orgânico na agricultura;
- Aprender e adoptar técnicas da agricultura tradicional e biológicas;
- Promover uma alimentação saudável;
- Valorizar e promover o lúdico, atráves de uma terapia de relaxamento;
- • Estimular a curiosidade para as relações bióticas e abióticas;
- • Desenvolver capacidades de observação, organização e registo;
- • Desenvolver a capacidade de trabalho cooperativo;
- • Promover o uso de novas tecnologias da comunicação em educação;
2. Destinatários
- Grupos de alunos da disciplina de Área Projecto (12º2 e 12º8)
- Grupos de alunos da disciplina de Ecologia (10º 35e 11º35 ano)
3. Metodologias
- • Alertar a população escolar para a necessidade e importância da agricultura sustentável para a sobrevivência do Homem;
- • Promover práticas agrícolas;
- • Desenvolver técnicas de observação e registo das interacções entre os seres vivos.
4. Actividades
- • Delimitação da área de cultivo;
- • Preparação do espaço físico destinado ao projecto;
- • Pesquisas documentais sobre os produtos a semear;
- • Tratamento do solo e cultivo;
- • Realização de trabalhos na horta (semear, regar, mondar, colher);
- • Observação e registo (medição do crescimento da plantas, da temperatura e humidade);
- • Organização e tratamento da informação recolhida (textos, desenhos, cartazes, gráficos, fotografias, vídeos e blogue do site da escola);
- • Intercâmbio de experiências, com escolas que desenvolvam projectos sobre a mesma temática;
- • Divulgação do projecto à comunidade (colóquios, exposições);
- • Organização de sessões de chá;
- • Confecção de pratos culinários com os produtos da horta.
5. Recursos Humanos
- • Alunos ;
- • Professores;
- • Chefe dos funcionários;
- • Funcionários (Jardim, Cantina e Bar);
- • Técnicos a convidar.
6. Recursos Financeiros
Materiais necessários:
• Caixa de compostagem;
- • Enxadas;
- • Pás;
- • Ancinhos;
• Regadores;
• Sementes próprias para as épocas em que se realizarem as plantações
• Plantas;
• Material de Divulgação nas escolas:
• Desdobráveis (produzidos pelos alunos e pelo Gabinete de Informação Educação Ambiental);
7. Calendarização
- • Sensibilização da comunidade escolar em Dezembro de 2009
- • Inicio da implementação do projecto Janeiro de 2010, prolongando-se até ao fim do ano lectivo.
8. Coordenação
- Um membro do Conselho Executivo
- Professores:
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Pode consultar aqui mais informações sobre as Hortas Bio nas Eco-Escolas
Janeiro 12, 2010 às 5:02 pm
Parece ser uma excelente iniciativa provomida pelos alunos do 12º8. Só é pena os investimentos e incentivos ao projecto não serem superiores.
Alunos com ideias e projectos desse nível devem ser tidos em maior consideração na comunidade educativa!
Janeiro 12, 2010 às 5:03 pm
Muito Bem!!